Fundamental e indispensável, a formação de preço serve tanto para as empresas que estão iniciando suas atividades quanto para as que já estão operando. Esse instrumento é considerado um dos pontos chaves para o sucesso de um negócio, devendo ser determinado com precisão, sob pena de perda de mercado ou até mesmo a falência. Alguns dos riscos dessa má formação ou ausência, são: a prática de preços acima da concorrência, valores que não consegue cobrir os custos ou muito menos trazerem algum retorno.
A Formação de Preço em empresas iniciais se dá através de análises da previsão do funcionamento da mesma, avaliando cautelosamente todos os custos e a margem de lucro que o empresário almeja, trazendo um preço seguro e coerente para o sucesso do negócio.
Já a Formação de Preço para empresas em funcionamento que enfrentam dificuldades em sanar suas dívidas ou se quer ter algum retorno, se dá através dos cálculos dos custos pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, entre outros, chegando ao um preço coerente e gratificante.